Antes mesmo da implantação do Centro de Valorização de Resíduos Sólidos da Transforma Energia – localizado em Caiabu -, o Instituto Transforma já estava em ação. E um dos primeiros frutos nasce da parceria com municípios da região de Presidente Prudente visando a capacitação de professores para o fomento da educação ambiental nas escolas.
“O Instituto Transforma é o braço socioambiental de educação, comunicação e cultura da Transforma Energia, que é a mantenedora. Há mais de 60 dias, o Instituto vem conversando e alinhando com os municípios de Caiabu, Indiana e Martinópolis o nosso programa socioambiental, que são as cidades iniciais dessa fase-piloto das atividades até pelo fato de a área da empresa estar localizada entre elas. Este será o primeiro de muitos promovidos por nós”, diz o presidente do Instituto Transforma, Fr. Phillip Neves Machado.
Segundo ele, as crianças serão as propulsoras para a conscientização de toda a sociedade. Contudo, a primeira etapa é capacitar os educadores. “A importância disso é conscientizar não só as crianças e jovens das escolas municipais, mas toda a sociedade em geral da importância socioambiental. Esse programa começará com a capacitação dos professores e gestores municipais de educação”, frisa.
“Se tudo ocorrer bem, ainda no primeiro semestre deste ano, teremos as primeiras reuniões para a elaboração de um plano definitivo, sendo que a minuta já está pronta e encaminhada aos secretários municipais”, revela.
Fr. Phillip destaca a importância de uma construção coletiva para o sucesso do projeto de educação ambiental. “Estamos fazendo uma última revisão após sugestões, pois esse plano tem uma construção coletiva. Assim, esperamos que até o início do segundo semestre capacitar os professores para que, no ano que vem, comece o trabalho com os alunos nas escolas. Se tiver tempo ainda, este ano. Mas, a nossa previsão por causa de pandemia e com muito realismo é começar ano que vem com as crianças”, explica.
Em boa hora
Para o prefeito de Indiana, Wheslen Thiego Scaione Cachoeira (Canarinho Jr.), a parceria para a implantação do projeto nas escolas chegou em ‘boa hora’. “É começar a educação ambiental nas escolas pelas nossas crianças, que são o futuro do nosso município. Eles serão os responsáveis em transmitir aos pais. E, assim, garantir a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente”, expõe.
Empolgado com a proposta, o coordenador pedagógico e conselheiro municipal de Educação de Martinópolis, Diogo Laércio Gonçalves, adianta que a intenção é alinhar as atividades desenvolvidas pelo programa socioambiental do Instituto Transforma com a implementação progressiva do tema no currículo municipal.
“A educação ambiental já é uma pauta muito pertinente dentro do nosso contexto municipal. Estamos na construção de um currículo de educação ambiental que deve englobar projetos de curto a longo prazo. A oportunidade dada pelo Instituto veio a calhar nesse momento”, diz.
Engajamento geral
A professora do Departamento de Planejamento, Urbanismo e Meio Ambiente, Maria Cristina Rizk, defende que frentes de educação e mobilização da população são importantes para que toda a sociedade participe efetivamente do processo de proteção ao meio ambiente.
“Esse é um trabalho que a gente precisa eternamente desenvolver, que é a educação ambiental de toda uma sociedade. Temos que trabalhar a mudança de cultura desde a criança passando por todas as faixas etárias para que tenha, então, essas modificações sobre o próprio pensamento sobre consumo e geração de resíduo. Um consumo mais sustentável, com menor impacto com meio ambiente”, fala.
Para tal, provocar o estímulo da sociedade por meio de ações como ocorre com o projeto socioambiental lançado pelo Instituto Transforma. “E, assim, para que ela compreenda que é um ator importante desse processo e que o resíduo também é de sua responsabilidade, ou seja, de todos nós”, finaliza.